Organizadores:

Beliato Santana Campos

 Raimison Bezerra de Assis

 Talita Fernanda Carvalho Gentil

 Tercio Graciano Machado

 Yarasarrath Alvim Pires do Carmo Lyra

 

Autores:

Beliato Santana Campos, Caubi Ferreira de Souza Jr, David Santos de Carvalho, Édon Araújo Sales Damasceno, Geovana da Silva Lira, Geovanna Anielle Almeida Cerqueira, Iany Raíssa Alencar da Silva Bruno
Jander Lopes Fonseca, Márcio Anderson de Medeiros Nunes, Maria Clara Oliveira Durães, Narayanna Marques Ferreira, Raimison Bezerra de Assis, Talita Fernanda Carvalho Gentil, Tercio Graciano Machado, Uílame Umbelino Gomes, Wiza dos Anjos Oliveira, Yarasarrath Alvim Pires do Carmo Lyra.

 

ARTE E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Formato: ebook/PDF
ISBN
978-65-89091-78-3

DOI: 10.36599/qped-ed1.060

ANO: 2021

A arte, assim como outras áreas do conhecimento, sempre utilizou das tecnologias para dar forma a uma poética. No entanto, hoje o uso do binômio Arte-Tecnologia aparenta estar se instalando na história da arte, contando com os vários eventos desde a década de 60, até o atual momento pandêmico em que artistas se reinventam na busca de mostrar seus trabalhos e pela sobrevivência; além das diversas publicações acadêmicas que utilizam essa combinação. Ainda que a tecnologia sempre estivesse envolvida no fazer artístico, ela ganha maior status com o aparecimento do combinado de termos Arte-Tecnologia, na conjuntura de uma tecnologia digital, assim como, concomitantemente começa-se a estar presente em todas as atividades cotidianas, adaptando-se no tempo e espaço. Neste contexto, que mais se ressalta é o interesse de artistas em usar as tecnologias e seus aparatos para potencializar sua criatividade e alcançar novos públicos, expandindo sua arte. No âmbito de uma instituição de ensino, essa potência ganha força criativa e engajamento acadêmico, visto a organização metodológica e a compreensão de procedimentos artístico-científicos. O livro Arte e Tecnologia na Construção do Conhecimento Científico traz uma compilação de artigos que apresenta os trabalhos artísticos produzidos por docentes e discentes do Instituto Federal da Bahia, produções em artes plásticas a partir do uso da massa cerâmica, oriundos de resíduos minerais da exploração mineral da região de Jacobina-BA. Além da produção cênica, que utiliza de tecnologias simples de produções artísticas na aventura de expressar poesia e beleza. Espera-se que este estudo colabore e incentive outras pesquisas, apoiado nos processos, procedimentos e produção de novos objetos de arte, como também na construção do conhecimento científico.