Conselho Editorial

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O Conselho Editorial da Quipá Editora é formado por professores e pesquisadores, mestres e doutores, de diversas áreas e instituições de ensino, que atuam, voluntariamente, em colaboração com o editor-chefe, na consolidação e manutenção da política editorial da Quipá. 

 

Os Conselheiros propõem temas a serem priorizados nas coletâneas (obras coletivas) e emitem pareceres, quando consultados pelo editor-chefe, sobre originais enviados para publicação, relativos a sua área de especialidade e afins.

 

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Editor-chefe

 

Adriano Monteiro de Oliveira 

 

Enfermeiro. Especialista em Gestão e Logística Hospitalar. Especialista em Gerontologia e Saúde Mental.

Mestre em Teologia com habilitação em Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais.

Conselheiros e Conselheiras

Aida Figueiredo, Doutora em Psicologia pela Universidade de Aveiro, Portugal. Docente na Univeridade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia, Portugal.

 

Alana Maria Cerqueira de Oliveira, Pós-doutora pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Riberão Preto - FMRP/USP. Doutora em Ciências: Área de Biologia Molecular pela FMRP/USP. Docente no Instituto Federal do Acre.

 

Ana Paula Brandão Souto, Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeira no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)/ Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Ana Nery de Castro Feitosa, Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Terapeuta Ocupacional no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)/ Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Anna Ariane Araújo de Lavor, Doutora e Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela ESAB e graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Servidora Pública, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. 

 

Anny Kariny Feitosa, Pós-doutora pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e pela Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especializações nas áreas: Direito público, Perícia Ambiental, Educação e Gestão. Bacharel em Economia. Licenciatura com habilitação em Matemática e Estatística. Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. 

 

Antoniele Silvana de Melo Souza, Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Analista em Gestão Educacional - Pedagoga pela Secretaria Estadual de Pernambuco.

 

Carlos Wagner Oliveira, Doutor em Biosystems Engineering pela University of Tennessee, USA. Engenheiro Agrônomo. Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Crato.

 

Cristiane Ferreira Lima, Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assistente Social. Supervisora do Serviço Social na Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará , SAP/CE.

 

Elaine Carvalho de Lima, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro  (IFTM).

 

Érica Priscilla Carvalho de Lima Machado, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR-UFRN). Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Fernanda Pereira Martins, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Docente no Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Valparaíso.

 

Francione Charapa Alves, Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutora em Educação pela Universidade  Federal do Ceará (UFC). Pedagoga. Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

 

Francisco Odécio Sales, Mestre e licenciado em Matemática. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (EPCT). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Crateús.

 

Harine Matos Maciel, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Baturité. 

 

Hildelano Delanusse Theodoro, Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Administrador. Perfumaria Ancestral.

 

Iarê Lucas Andrade, Doutor em História Contemporânea pelo Programa “História, Ideologias e Culturas Politicas Contemporâneas”, da Universidade de Sevilla – España. Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

Jane Márcia Mazzarino, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

 

Jarles Lopes de Medeiros, Pedagogo e licenciado em Língua Portuguesa. doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Língua Portuguesa (SEDUC/CE) e no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

José Luiz Esteves, Doutor em Administração de Empresas, DBA, Concordia University, USA. Docente FGV/ GV Management, UNIASSELVI- Pós-Graduação, BSSP Escola de Negocios – Pós-Graduação; MULTIVIX – Pós-Graduação.

 

Josete Malheiro Tavares, Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Secretário de Saúde na Prefeitura Muncipal de Eusébio - CE.

 

Júlia Elisabete Barden, Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

 

Keyle Sâmara Ferreira de Souza, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

 

Marcelino Gevilbergue Viana, Biólogo. Mestre em Ciência e Engenharia de Petróleo - PPGCEP, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

Marcos Pereira dos Santos, Pós-doutor em Ensino Religioso pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel (SITG). Pesquisador em Ciências da Educação. Literato. Professor adjunto da Faculdade Rachel de Queiroz (FAQ) - Ponta Grossa/PR.

 

Maria Antunízia Gomes, Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

 

Maria Eneida Feitosa, Licenciada (URCA) e mestre em Letras (UFPB). Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

Maria Iracema Pinho de Souza, Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade  Federal do Ceará (UFC). Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

 

Marília Maia Moreira, Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará, mestra em Educação pela Universidade  Federal do Ceará (UFC). Docente na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará. 

 

Mira Raya Paula de Lima, Doutoranda em  Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte.

 

Mônica Maria Siqueira Damasceno, Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga. Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte.

 

Patricia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, Pós-Doutora em Direito e Doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Diretora Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Docente na Universidade Tiradentes.

 

Ricardo Damasceno de Oliveira, Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Engenharia de Software para Internet, Graduação Tecnológica em Analise de Sistemas, Graduação em Licenciatura com habilitação em matemática e estatística.

 

Sergio Ricardo Quiroga, Periodista, Comunicador Social. Especialista en Educación Superior (UNSL). Magister en Educación Superior (UNSL). Coordinador de Investigacion ICAES - Catedra Francesco Fattorello, Argentina.

 

Sislândia Maria Ferreira Brito, Doutora em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Sevilla, Espanha. Pedagoga. Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA), Departamento de Educação.

 

Thiago Barbosa Soares, Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional.

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