Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Quipá Editora é formado por professores e pesquisadores, mestres e doutores, de diversas áreas e instituições de ensino, que atuam, voluntariamente, em colaboração com o editor-chefe, na consolidação e manutenção da política editorial da Quipá.
Os Conselheiros propõem temas a serem priorizados nas coletâneas (obras coletivas) e emitem pareceres, quando consultados pelo editor-chefe, sobre originais enviados para publicação, relativos a sua área de especialidade e afins.
Editor-chefe
Adriano Monteiro de Oliveira
Enfermeiro. Especialista em Gestão e Logística Hospitalar. Especialista em Gerontologia e Saúde Mental.
Mestre em Teologia com habilitação em Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais.
Conselheiros e Conselheiras
Aida Figueiredo, Doutora em Psicologia pela Universidade de Aveiro, Portugal. Docente na Univeridade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia, Portugal.
Ailton Batista de Albuquerque Junior (Roinuj Tamborindeguy), Psicanalist@, Neuropsicopedagog@. Letrólog@, Assistente Social e Professor@ Pedagog@. Doutorand@ em Educação (UFU). Mestr@ em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Especialista em Gestão Escolar (FVJ); Educação a Distância (UCAM); Educação Inclusiva (FESL); Gestão Pública (UNILAB); Gênero e Diversidade na Escola (UFC); Psicopedagogia (UCAM); Neuropsicopedagogia (FLATED);Educação Infantil (FLATED); Serviço Social e Políticas Públicas (INTERVALE/MG); Serviço Social Organizacional (INTERVALE/MG); Metodologia da Língua Portuguesa(INTERVALE/MG); Docência na Educação Básica (IFMG); Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (UNILAB); Gestão Empresarial (Intervale/MG); Educação de Jovens e Adultos (IFRO); Metodologia da Educação a Distância (Intervale); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI); Matemáticas e suas Tecnologias (UFPI); Linguagens e suas Tecnologias (UFPI); Pedagogia Empresarial (Intervale/MG); Educação Digital (SESI-SC) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFAC). Graduação em Pedagogia (UECE); Letras Português-Inglês (FGD); Letras Português-Espanhol (FGD) e Serviço Social(UNIP). Bolsista CAPES/IFCE.
Alana Maria Cerqueira de Oliveira, Pós-doutora pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Riberão Preto - FMRP/USP. Doutora em Ciências: Área de Biologia Molecular pela FMRP/USP. Docente no Instituto Federal do Acre.
Ana Paula Brandão Souto, Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeira no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)/ Universidade Federal do Ceará (UFC). Advogada.
Ana Nery de Castro Feitosa, Doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Terapeuta Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Anna Ariane Araújo de Lavor, Doutora e Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela ESAB e graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Servidora Pública, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. Advogada.
Anny Kariny Feitosa, Pós-doutora pela Universidade Federal do Cariri. Pós-doutora pela Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Doutoranda em Direito. Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, com área de concentração em Espaço, Ambiente e Sociedade pela Univates. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Direção Estratégica pela Universidad de León (Espanha). Possui especializações Lato Sensu em: Planejamento patrimonial, familiar e sucessório; Direito Público; Auditoria e Perícia Ambiental; Docência na Educação Profissional; Gestión por Proyectos en Ambitos Públicos; MBA Executivo em Administração. Bacharel em Direito pela FACISA. Advogada inscrita na OAB/CE. Bacharel em Economia pela Universidade Regional do Cariri. Docente no Instituto Federal do Ceará - IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS).
Antoniele Silvana de Melo Souza, Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri-URCA. É especialista em Docência no Ensino Superior, Gestão Educacional e Educação Infantil. Campo de atuação na área de Gestão Educacional e Políticas Públicas em Educação com parceria internacional. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência - EDDocência/UNILAB, Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB/UECE e Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO)/UECE. Experiência com Assessoramento Pedagógico de implementação de Políticas Públicas Educacionais Governamental - MEC/Brasil, Professora Universitária (Graduação e Pós-graduação), Tutoria à Distância pela Universidade Aberta do Brasil - UAB em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, Analista em Gestão Educacional - Pedagoga pela Secretaria Estadual de Educação Pernambuco e avaliadora Ad Hoc de projeto de extensão pela Universidade Federal da Fronteira do Sul - UFFS. Professora Assistente da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atua com pesquisa em Educação nos seguintes temas: Formação Docente, Didática, História da Educação, História Oral e Educação Inclusiva.
Carlos Wagner Oliveira, Doutor em Biosystems Engineering pela University of Tennessee, USA. Engenheiro Agrônomo. Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Crato.
Cristiane Ferreira Lima, Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Assistente Social. Supervisora do Serviço Social na Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará , SAP/CE.
Eduardo Paixão Caetano, Doutorando em Ciências Jurídicas (UMSA). Mestre em Direito Ambiental (UEA). Atual Delegado Controlador Geral de Administração e Finanças da PC-AM. Delegado de Polícia Judiciária Civil do Amazonas de 1ª Classe. Foi titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECON-AM) por 5 anos. Professor de Direitos Humanos na UEA-Funati. Autor de 3 livros jurídicos: "Direitos Humanos, vocação do Delegado de Polícia", da obra "Consciência ambiental para efetivação da dignidade humana no sistema prisional" e "Disrupção Ambiental e a Aquiescência da Justiça nas Cidades em Choques Sustentáveis".
Elaine Carvalho de Lima, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Érica Priscilla Carvalho de Lima Machado, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR-UFRN). Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Fernanda Pereira Martins, Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente no Instituto Federal de Goiás - IFG, Campus Valparaíso.
Fernanda Pinto de Aragão Quintino, Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Licenciada em Pedagogia pela UniBF. Possui Especialização em Ensino de História do Brasil e da Paraíba, Especialização em Educação para os Direitos Humanos, Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais, Especialização em Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão, Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É Professora Formadora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM) e professora colaboradora da Universidade do Amazonas (UEA).
Francione Charapa Alves, Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga. Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Francisco Odécio Sales, Doutorado em Educação (Ensino de Matemática) na Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019), por onde também obteve os títulos de Especialista em Ensino de Matemática (2015) e Licenciado Pleno em Matemática (2010). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2008). Especialista em Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas e Sociais aplicadas pela UFPI. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atua como Tutor e Professor Formador II da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFCE) desde 2011 e Professor Formador da UAB/UFC das Licenciaturas em Matemática e Física. Orientador de Graduação e pós graduação (Monografia e TCC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial. Atualmente coordena o POTI (Pólo Olímpico de Treinamento Intensivo) de Itapipoca/CE. Atua nas seguintes frentes de pesquisa: Superfícies Mínimas, Geometria não euclidiana, Olimpíadas de Matemática, Equações Diferenciais Aplicadas e Ensino de Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa em Geometria e Topologia das Singularidades (IFCE) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq). Membro do corpo editorial das editoras Conhecimento Livre, Atena, Quipá, Amplamente Cursos, DINCE, Arcos editores, V V e InVivo e da Revista Clube dos Matemáticos. Autor de livros na área de Matemática e Educação. Revisor de periódicos.
Harine Matos Maciel, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Baturité.
Hildelano Delanusse Theodoro, Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Administrador. Perfumaria Ancestral.
Iarê Lucas Andrade, Doutor em História Contemporânea pelo Programa “História, Ideologias e Culturas Politicas Contemporâneas”, da Universidade de Sevilla – España. Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA).
Jane Márcia Mazzarino, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).
Jarles Lopes de Medeiros, Pedagogo e licenciado em Língua Portuguesa e em Libras. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia (FALC). Professor da Secretaria da Educação Básica (SEDUC/CE). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
José Luiz Esteves, Doutor em Administração de Empresas, DBA, Concordia University, USA. Docente na PUC/PR.
Josete Malheiro Tavares, Doutorando em Biotecnologia e Saúde Digital/FIOCRUZ/BA/IGM. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cirurgião Dentista. Secretário Municipal de Saúde em Eusébio - CE.
Karine Moreira Gomes Sales, Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino (SEDUC-CE). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UECE. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Pós-graduanda em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pelo CBI of MIAMI-Estados Unidos; Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Keyle Sâmara Ferreira de Souza, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).
Leonice Alves Pereira Mourad, Possui graduação em Direito (1990), graduação em Historia (1999), graduação em Ciências Sociais (2007);graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade (2017), graduação em Geografia (2017), graduação em Serviço Social (2019), graduação em Pedagogia(2019), graduação em Letras(2020) graduação em Licenciatura em Educação do Campo (2020), graduação em Filosofia (2021), graduação em Ciência Política (2022); graduação em Relações Internacionais (2022); Graduação tecnológica em Educação Social(2022); Graduanda em Educação Especial. Graduanda em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É mestranda em educação profissional e tecnológica (UFSM). É inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil-RS (29.454) desde 1991. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. É docente do ProfGeo/UFSM e do ProfHistória/UFSM.
Marcelino Gevilbergue Viana, Biólogo. Mestre em Ciência e Engenharia de Petróleo - PPGCEP, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Docente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Doutorando em Educação PPGE/UECE. Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM/FECLESC), especialista em Gestão de Organizações Sociais, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Marcos Pereira dos Santos, Pós-doutor em Ensino Religioso pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel (SITG). Pesquisador em Ciências da Educação. Literato. Professor adjunto da Faculdade Rachel de Queiroz (FAQ) - Ponta Grossa/PR.
Maria Antunízia Gomes, Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Maria Eneida Feitosa, Licenciada (URCA) e mestre em Letras (UFPB). Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG). Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA).
Maria Iracema Pinho de Sousa, Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Marília Maia Moreira, Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará, mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Mira Raya Paula de Lima, Doutoranda em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte.
Mônica Maria Siqueira Damasceno, Pós-doutora pela Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pedagoga. Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Juazeiro do Norte.
Nadielli Maria dos Santos Galvão, Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharela em Ciências Contábeis pela UFPE. Professora da Universidade Federal de Sergipe.
Patricia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, Pós-Doutora em Direito e Doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Diretora Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Docente na Universidade Tiradentes.
Ricardo Damasceno de Oliveira, Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Engenharia de Software para Internet, Graduação Tecnológica em Analise de Sistemas, Graduação em Licenciatura com habilitação em matemática e estatística. Docente na Universidade Regional do Cariri.
Roger Flores de Carvalho, Possui graduação em Odontologia pela Fundação Oswaldo Aranha-Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA-RJ.Especialização em Implantodontia pela Unifal-Alfenas-MG. Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Fundação Oswaldo Aranha-Centro Universitário de Volta Redonda/UniFOA-RJ.Especialização em Disfunção Temporomandibulares e Dor Orofacial pela Faculdade de Medicina de Petrópolis/RJ(2017). Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde pela Universidade de Vassouras-RJ(2020). Doutorando em Ciências da Reabilitação, UNISUAM(2021).
Sergio Ricardo Quiroga, Periodista, Comunicador Social. Doctorando en Educacion (UNSL). Coordinador de Investigacion ICAES - Catedra Francesco Fattorello. Integrante Proyecto Cambios y Tendencias en la Educación Superior. Políticas, Sujetos y Prácticas. Miradas desde la Educación y la Filosofía -Changes and Trends in Higher Education. Policies, Subjects and Practices. Looks from Education and Philosophy (UNSL, Argentina). Integrante Proyecto "Personalismo en las Instituciones Públicas" - Project Personalism in Public Institutions (UNSL, Argentina).
Sislândia Maria Ferreira Brito, Doutora em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Sevilla, Espanha. Pedagoga. Docente na Universidade Regional do Cariri (URCA), Departamento de Educação.
Thiago Barbosa Soares, Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional.