A CÂMERA DO OLHAR E O OLHAR DA CÂMERA:

percepções dos professores acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem na arte da ensinagem

Mônica Maria Siqueira Damasceno

 

A aprendizagem é contínua e bem intensa na criança e no adolescente, sendo peculiar a cada fase, podendo esse processo ser desenvolvido tranquilamente ou de forma conturbada. Diante disso, é importante que os professores percebam em sala de aula as características dos Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem quando apresentadas, para que possam desenvolver estratégias ativas e eficazes de aprendizagem para estes estudantes.

 

Neste livro, objetivou-se compreender os significados e práticas dos professores acerca dos Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem na escola; bem como, descrever as percepções dos professores sobre os TAs e DAs; Identificar as estratégias utilizadas pelos professores no processo de ensino aprendizagem de estudantes; Caracterizar os desafios experimentados pelos professores nas situações do não aprender de seus estudantes.

 

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. A investigação possibilitou concluir que: a percepção dos professores ainda é insuficiente quanto ao assunto proposto, bem como os conhecimentos sobre a diferenciação entre as nomenclaturas Dificuldade e Transtorno, seus tipos e causas. No processo ensino aprendizagem, percebe-se que há um grande desejo de alguns de se ter uma prática que não seja unilateral.

Formato: ebook/PDF
ISBN:
978-65-89091-04-2

ANO: 2020