Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-5376-079-0

DOI: 10.36599/qped-ed1.179

ANO: 2022

 

Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino

Autores:

 

Francisco Wagner Soares Oliveira

Ana Cláudia Gouveia de Sousa

           

Este trabalho vem efetivar as nossas pretensões em contribuir com pesquisas no campo da Educação Matemática e, principalmente, com o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica, tendo como sustentação para o nosso estudo, as implicações do uso da História da Matemática como Tendência Metodológica de Ensino e Aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar concepções de professores de Matemática sobre o uso da história no ensino. Para tanto realizamos uma discussão teórica e revisão de literatura nesse trabalho como categorias teórico-metodológicas, e, ainda, fomos a campo em busca de dados empíricos através de questionários respondidos por professores da Educação Básica do município de Canindé/CE. Inicialmente realizamos uma leitura acerca da história como tendência de ensino e posteriormente fizemos uma aproximação e análise dos dados encontrados em nosso referencial com os informados pelos docentes em nosso questionário. O nosso trabalho mostra, dentre outros dados, que a formação docente é parte fundamental na constituição dos entendimentos e dos saberes dos futuros professores, pois é nesse período que os docentes fomentam a constituição de suas concepções quanto a conhecimentos matemáticos, e que todos os sujeitos de nossa pesquisa quer tenham ou não cursado uma disciplina de história da Matemática em sua graduação ou especialização, consideram positivo o uso da história como metodologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.