SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO
NUNES (1502-1578) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores:

 

Francisco Wagner Soares Oliveira
Ana Carolina Costa Pereira

Seguindo na direção de pesquisas que procuram explorar instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII, como forma de apresentar elementos que venham favorecer o ensino de matemática, dando destaque em particular ao ensino e aprendizagem de conhecimentos geométricos e à formação inicial de professores, trabalhou-se com o instrumento jacente no plano. Ele foi concebido por Pedro Nunes (1502-1578) e tem sua primeira descrição nas Petri Nonii Salaciensis Opera (1566). Como forma de explorar o conhecimento incorporado nele, estudou-se sua construção e uso, com base na proposta de construção de interface entre história e ensino da matemática, na qual se deve considerar tanto questões de ordem didática como também histórica. À luz dessa postura de pesquisa, teve-se como objetivo conhecer o potencial didático do instrumento jacente no plano para o ensino de conhecimentos geométricos na formação inicial de professores. 

Formato: ebook/PDF
ISBN: 978-65-89091-55-4

DOI: 10.36599/qped-ed1.038

ANO: 2021