CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS
Autores:
Alexandra Lima Tavares
Diego Ebling do Nascimento
Ruhena Kelber Abrão
Taiza Daniela Seron Kiouranis
"A escrita dessa obra partiu do interesse de uma das autoras em estudar as infâncias e a Educação Infantil durante suas duas formações: Educação Física e Pedagogia. Contudo, este livro emergiu durante o percurso realizado no curso de Educação Física, o qual evidenciou a importância de conhecer essa fase da vida do sujeito. Ao compreender que, desde o início, na história da Educação, tanto no Brasil quanto no mundo, as instituições e Educação Infantil tinham, inicialmente, apenas a preocupação com o cuidar; com o passar dos anos outras necessidades foram surgindo, como propiciar às crianças “atividades que desenvolvam a capacidade motora, com situações diferenciadas do seu dia a dia, contribuindo para o seu desenvolvimento, com mais segurança em seus movimentos e que proporcione maior controle corporal” (NISTA-PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 34). Considerando que a chegada das crianças na escola propõe um afastamento de seus familiares e uma intensa convivência com outras crianças, o espaço escolar passa a ser um ambiente de descoberta, onde são apresentadas ao mundo comum de uma maneira ampla, constitu indo novos repertórios. Logo, é papel do professor apresentar outras possibilidades de movimento, de forma a ampliar o repertório motor nas infâncias e apresentar a cultura corpota de movimento."