DEBATES TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO
Organizadores:
Jarles Lopes de Medeiros
Marcos Adriano Barbosa de Novaes
Na história da humanidade, a educação é um elemento complexo e com manifestação de sentido como sua prática social, nisso ela conduz vertentes de enfrentamentos e esclarecimentos do que o ser humano julga ser necessário para o momento ou período em questão. Sendo assim, é a partir dessa compreensão que as discussões fluem no espaço e dimensão que envolvem o meio acadêmico, representam a confluência das preocupações da sociedade e a cientificidade, como vínculo que permite estabelecer o conhecimento que corporifica o “protagonista” de ação e atividade essencialmente humana. O conhecimento é, na esfera da educação, o que pode implicar no cerne da reflexão, bem como na ação do ensinar, aprender e interagir com as diversas formas de saberes sistematizados ou acumulados pela sociedade. Nesse entendimento, estamos tratando dos paradigmas e modelos educacionais que podem estar sendo reproduzidos ou contestados, configurando no questionamento de vertentes que podem identificar a qualidade e melhoria da educação na ótica dos resultados, representam a aplicação da estratégia pedagógica e metodológica na prática e/ou atividade educativa utilizada. Assim, o conjunto das atuações educativas faz com que o conhecimento se torne uma contínua pauta sinalizadora para reflexão e pensamento situacional do que temos a desenvolver na educação e, consequente, que requeremos da sociedade atual.