EDUCAÇÃO PÚBLICA NAS ESCOLAS DA REGIÃO AMAZÔNICA: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Organizadores:
Fernanda Pinto de Aragão Quintino
Rosimario de Aragão Quintino
Arminda Rachel Botelho Mourão
Autores: Deuzilene Marques Salazar, Marlece Melo Fonseca, Diego Araújo de Almeida, Solange Mussato, Augusto de Oliveira, Lucicleide de Matos Moura, Rodolpho Luiz Almeida Vieira, Jucimara Canto Gomes, Mary Sônia Dutra de Alencar, Zeina Corrêa Rebouças Thomé, Bárbara Maria Silva Correa, Tatiana Del Pilar Barros Rivera, Rosimario de Aragão Quintino, Fernanda Pinto de Aragão Quintino, Bárbara Caroline Guimarães Sales Lizardo, Danilo Machado da Silva, Marilene Ferreira Lobo, Daniel Nascimento-e-Silva, Deuzilene Marques Salazar, Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Maria Helena Brito Gomes, Christiane Bruce dos Santos, Diana da Silva Araújo, Tuomas Ali-Hokka.
Resumo: Os textos presentes nesse livro foram apresentados no XVIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação – SEINPE, em 2019, evento organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – PPGE/UFAM e adaptados para a construção dessa coletânea, com o objetivo de compartilharmos o conhecimento de forma gratuita em formato virtual. As apresentações ocorreram na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, nos dias 06 e 07 de agosto de 2019. O Grupo de Trabalho que reuniu essas pesquisas foi intitulado: “Educação pública nas escolas da Região Amazônica: experiências, desafios e estratégias”, mesmo título que escolhemos para o nosso livro, e objetivou reunir produções que fossem fruto de experiências educacionais na rede pública de ensino, em diferentes áreas do conhecimento, no Ensino Infantil, no Ensino Fundamental, primeira e segunda fase, e no Ensino Médio, tendo como norte o contexto amazônico, a fim de contribuir com as discussões acerca da realidade educacional nas escolas da região. A partir de situações micro os autores trouxeram para a nossa discussão o panorama macro da educação na Região Amazônica, discorrendo sobre propostas pedagógicas e projetos educativos desenvolvidos, relatando algumas das dificuldades de implementação de suas ações, bem como apresentando experiências bastante positivas, nos mostrando que a educação pública é transformadora de realidades e o quanto temos a aprender com as ações dos nossos colegas de profissão e seus desafios locais e regionais.