Formato: ebook/PDF
ISBN: 978-65-991850-9-0

DOI: 10.36599/qped-ed1.004

ANO: 2020

 

Temas em Educação: Diálogos Necessários

Organizadoras:

Mônica Maria Siqueira Damasceno

Sislândia Maria Ferreira Brito

 

Autores: Adriana Santiago Oliveira, Amanda Santiago Oliveira, Anny Kariny Feitosa, Antônio Carlito Bezerra dos Santos, Cícera Tatiana Pereira Viana, Corina Pellizzer de Paiva, Daiane Dias Farias, Evecris Keylla Pajeú Saravia, Gil Heânya Parente Landim, Gleidiane do Nascimento Lima, Guttenberg Sergistótanes S. Ferreira, Herlane Martins Araújo, Iarê Lucas Andrade, Jilmara Balbina dos Santos, José Kleidir de Castro Feitosa, José Wellington Macêdo Viana, Karolina Gabriela Cunha, Keila Maria de Castro Feitosa, Luana Martins da Silva, Luara Martins da Silva Bernardo, Maria Adey de Castro Feitosa, Maria Iane de Araújo Gonçalves, Maria Jaqueline Sousa de Moura, Maria Vanda Silvino da Silva, Maxweel Veras Rodrigues, Mônica Maria Siqueira Damasceno, Olga Beatriz Luna Feitoza, Ricardo Alencar Brasil, Rosa Carolline de Alencar, Sislândia Maria Ferreira Brito, Thais Faustino Bezerra, Wilderson Alves Leite.

Resumo:

 

O livro "Temas em educação: Diálogos necessários" foi construído a partir da efetiva realização dialógica entre os mais variados saberes, que envolvem diferentes áreas da educação. Entre eles: o ensino aprendizagem na educação infantil, dificuldades e/ou transtornos da aprendizagem, aplicação da engenharia didática no ensino da matemática, gestão escolar, formação docente, a experiência do ensino fiscal no estado da Bahia, reflexões sobre ensino e pesquisa a partir de uma bolsa de iniciação científica em matemática e a prática educativa pelo jogo, envolvendo a ciência, ludicidade e dislexia. Não poderíamos deixar de dialogar, ainda, sobre o lúdico no processo de aprendizagem, a música como fator de inclusão, história em quadrinhos como metodologia ativa eficaz e a importância do ato de ler. Os capítulos trazem contribuições, que não se limitam exclusivamente na descrição das experiências, mas estão impregnadas de sensibilidade, afetividade, subjetividade e reflexões necessárias, que apontam caminhos percorridos e a percorrer.