WhatsApp Image 2021-03-30 at 17.13.50 (1).jpeg

Formato: ebook/PDF
ISBN
978-65-89091-35-6
ANO: 2021

 

Manual de Aprendizagem Conceitual

no Ensino de História

Autores:

 

Fábia Janaína Marciel da Silva

Rosilene Alves de Melo

"Percebemos ao longo da nossa prática profissional que a aprendizagem histórica precisa gerar significados, para que os estudantes se utilizem desse conhecimento na sua vida prática cotidiana, contribuindo na sua compreensão do tempo e do espaço que ocupa, auxiliando no reconhecimento do seu papel histórico. Quando o estudante aprende os significados dos conceitos, a partir das ideias e das atividades propostas, apresentadas em sala de aula, eles também aprendem a construí-los, de forma pessoal, tendo uma compreensão particular de cada um deles, partindo de uma concepção conceitual mais generalizada do que foi estudado, até a aquisição de um conceito definido por ele mesmo. Destacamos que as definições de determinados conceitos estudados na história não apresentam pretensão de serem universais, pois eles são condicionados pelo tempo e pelo espaço onde são utilizados. Compreendemos que a assimilação de conceitos de segunda ordem, e demais conceitos atrelados ao conhecimento histórico ajudam a definir determinados contextos históricos e facilitam na formação de um pensamento crítico e de um maior pertencimento frente às demandas da sociedade que nos são postas pela história a cada dia" (As autoras).