ENTRE ESCOLA E CASA:

AS APRENDIZAGENS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores:

EVELYN DA SILVA SANTOS MATAVELI

RUHENA KELBER ABRÃO

Formato: ebook/PDF
ISBN
978-65-89973-00-3

DOI: 10.36599/qped-ed1.076

ANO: 2021

 

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, atende crianças dos 4 meses aos 5 anos e 11 meses, assim como preconiza a organização do cotidiano alicerçada em três pilares: cuidar, brincar e educar (LDBEN, 1996). É um espaço de educação formal, com especificidades próprias, por se tratar de bebês e crianças pequenas, o que a caracteriza com uma identidade única. Assim, já não é mais possível a oferta de um atendimento meramente assistencialista, voltado apenas para os cuidados dos pequenos. Por outro lado, a busca por um modelo de instituição escolarizante que prepara para a etapa seguinte, o Ensino Fundamental (EF), não é o seu objetivo, já que vai de encontro ao postulado de tratar as crianças em suas singularidades (ABRÃO, 2012).