FRAGMENTOS DO VIVIDO: ITINERÁRIO FORMATIVO DOCENTE ATRAVÉS DE MEMORIAIS
Organizadores:
FRANCISCA EDILZA BARBOSA DE ANDRADE CARVALHO
LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA MOURAD
MARIA HELENA DIAS TAVARES
Autores:
Adrianny de Arruda Abreu, Antônio Marcos Pereira Silva, Benedita Rosa da Costa, Cláudia Rosa Moreira Souza, Deizimary Stella de Araújo, Dinalva Araújo de Campos, Eliene Pedroza de Lima, Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho, Gonçalina Eva Almeida de Santana, Ivanir Gonçalves Alves, João Paulo Silva, Josiane Miranda Barbosa, Juçara de Queiroz Silva, Juliana Basso Barbosa Neves, Lucimara Martins Evangelista, Madalena Santana de Sales, Márcia Rezende de Sousa, Maria Helena Tavares Dias, Maria Lourença Davina da Costa, Marinalva Gomes, Miriam Elisabete Renner, Neide Domingas Bento, Plinio Olderi Carvalho, Rosangela de Campos Silva, Tereza Cristina de Souza, Wérica Mirlen Duarte Silva.
"A temática da memória docente é um tema que vem mobilizando estudiosos de diferentes áreas, utilizando diferentes abordagens. Quando tratamos a memória como um conceito dicionarizado identificamos muitas alternativas, sendo a maioria delas relacionada a capacidade de lembrar ou recordar, tal como a que segue: faculdade de reter ideias, sensações, impressões, adquiridas anteriormente; Efeito da faculdade de lembrar; lembrança; Recordação que a posteridade guarda: memórias do passado. Para o que nos dispomos nessa coletânea apraz ampliar esse conceito que busca outras dimensões para memória, tendo em vista que esta pode, em alguma medida, até mesmo ser percebida como 'o tempo das nossas demandas e necessidades de presentificações do que não está mais em carne e osso, mas ainda hoje alimenta alguma parte dos nossos dias e das nossas noites' (PERES 2009, p. 82)".