METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO DA ROLETA EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor: Cláudio Alencar
"O presente livro é o resultado de uma pesquisa qualitativa de campo, cujo objetivo principal é aplicar e avaliar o Jogo da Roleta: Equações 2º grau em uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual em Araripina – PE. O jogo foi aplicado com a finalidade de averiguar a contribuição do Jogo
da Roleta na revisão das Equações do segundo grau. Devido à pandemia do Covid-19, a atividade foi realizada de forma remota no aplicativo de mensagens WhatsApp. A aplicação das atividades foi feita em uma turma do 1o ano com três estudantes que se disponibilizaram a participar da aplicação do jogo. A partir disso, foi realizado uma avaliação de diagnóstico com os estudantes, no dia 20 de novembro de 2020, na qual foi constatado que os principais erros foram por falta de interpretação textual para a formulação da questão, além de alguns outros erros que envolvem a resolução de equações de 2º grau que foram mais difíceis. Após análise da avaliação de diagnóstico, foram feitas adequações na aula inédita de acordo com as dificuldades encontradas pelos estudantes. A aplicação da aula inédita aconteceu no dia 09 de dezembro de 2020, através do aplicativo WhatsApp. Após isso, os dados foram analisados e foi possível observar que os estudantes tiveram uma diminuição dos erros cometidos em comparação com a avaliação de diagnóstico, principalmente nas questões de interpretação textual".