A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EJA,
EM ARARIPINA (PE) PÓS-COVID 19
CLÁUDIO ALENCAR
PAULO ROBERTO RAMOS
MAURICIO VITOR SOUZA OLIVEIRA
As Metodologias Ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa, vistas como oportunidades de proporcionar o protagonismo discente na criação de resultados positivos no processo de aprendizagem. Complementando com as ferramentas digitais para se obter um maior engajamento dentro da sala de aula, renovando as formas de ensinar, guiando para um melhor aproveitamento e conseguir transmitir os conteúdos propostos de forma diferenciada. Nos processos educativos, a educação ambiental tem ganhado cada vez mais espaços tendo em vista a grave crise socioambiental que cresce a cada dia, como uma ferramenta para proporcionar superação dos problemas e promoção da sustentabilidade. Desta forma, a educação ambiental junto com as metodologias ativas podem proporcionar um papel fundamental para a formação crítica do estudante, formar cidadãos ativos, bem como para a construção integrada do currículo com foco nos saberes sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Além de ser importante para as reflexões sobre as problemáticas atuais no mundo, trazendo notoriedade aos debates nas últimas décadas sobre a conservação do meio ambiente e qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar como as mudanças educacionais implementadas durante a pandemia impactaram o ensino da Educação Ambiental através das metodologias ativas no EJA - Educação de Jovens e Adultos em Araripina (PE), sob a ótica dos professores.