MOVIMENTOS DA EPT:

Contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Organizadores:

 

ALCEMIR HORÁCIO ROSA

TARCÍSIO MELO JÚNIOR

 

           

"Este livro é fruto de uma pesquisa que consistiu na investigação sobre como são tratadas as temáticas Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, no currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente nas áreas de ciências, em um dado campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Subsidiariamente, utilizamos como meio de coleta de dados para a pesquisa a entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário aplicado aos professores responsáveis pelo ensino de Ciências nos cursos técnicos subsequentes de Meio Ambiente e Agropecuária. O referencial teórico dá-se em Saviani (2008), Ciavatta (2007, 2014), Ramos (2014) e Kuenzer (2007) para as reflexões sobre o trabalho como princípio educativo, a especificidade da EPT e a histórica dualidade educacional brasileira. Auller (2008), Bazzo (2001) e Santos (2007) para a compreensão do movimento CTS e currículo. Para o tratamento das questões curriculares, apoiamo-nos em Freire (2009), Apple (1979), Davini (2008), Sacristán (1998) e Silva (2010)".

Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-5376-058-5

DOI: 10.36599/qped-ed1.163

ANO: 2022