METODOLOGIAS (INOV) ATIVAS: COLETÂNEA DE PLANOS DE AULAS COM POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Organizadores:
Denilson de Souza Santos
Ideilton Alves Freire Leal
Jonilson Lima da Silva Albino
Lindsai Santos Amaral Batista
Sandra Ribeiro Santos
Victor Menezes Silva
Autores:
Adilane Oliveira dos Santos, Adna Maria Rodrigues, Aline de Santana Santos, Allisson Silva dos Santos, Ana Flávia Ferreira de Brito Oliveira, Ângela Raquel Moraes Alves, Antonio Marcos de Almeida Ribeiro, Cláudio Alencar, Clécia Taciany dos Santos Cavalcante, Darlean de Sá Ramos, Deise Pereira Gonçalves Santos, Denilson de Souza Santos, Denise Santiago Feitoza, Élida Rafaene Gomes Rodrigues, Eliete da Costa Palma, Evanice Muniz Santos Carreiro, Flávia Oliveira de Lima, Gilberlânia Soares da Silva, Girlande de Souza Brandão Rodrigues, Ideilton Alves Freire Leal, Isana Jesus da Silva, Isaura Lays Sá Fernandes de Souza, Jaina de Sousa Ribeiro, Jonilson Lima da Silva Albino, Leidejane Ribeiro Nunes, Lindsai Santos Amaral Batista, Luana Carvalho de Morais Sandes, Márcio Ponciano dos Santos, Maria José Dias Sales, Maria Leandra Brandão Santos, Maria Roberta Rodrigues de Souza, Mariene de Oliveira Macedo, Nidnés Nascimento Leite, Rossival Sampaio Morais, Sandra Ribeiro Santos, Taíze Cardoso de Sousa, Tayná de Santana Leal Freire, Valdete Paiva Lemos Silva, Victor Menezes Silva.
Esta obra tem como objetivo apresentar propostas metodológicas diretamente relacionadas às habilidades e competências que podem ser mais facilmente desenvolvidas por metodologias ativas diretamente voltadas ao protagonismo dos estudantes. Os autores responsáveis pelos planos são colegas do curso de especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que decidiram unir suas produções individuais no formato de capítulos do presente livro e, dessa forma, compartilhar esse rico material com demais educadores. As produções foram pensadas como apoio no progresso da Educação, com vista à propagação da ciência, possibilitando reflexão sobre novas práticas em “sala de aula” e, para nós organizadores e autores, demonstram a importância do uso das novas metodologias no processo da aprendizagem significativa.