Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-5376-050-9

DOI10.36599/qped-ed1.158

ANO: 2022

 

Práticas Inclusivas:

antigas questões, novas possibilidades

Organizadores:

 

Kátia de Abreu Fonseca

Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam

Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Vinícius Iuri de Menezes

 

"Abordar a temática da inclusão sob a perspectiva histórica é marco fundamental para a construção de uma sociedade democraticamente mais justa e igualitária, edificada em uma luta coletiva e a apresentação de resultados efetivos. Esse percurso está representado no capítulo sobre a contextualização dos marcos legais e históricos para a inclusão e no capítulo que analisa a produção científica da área no período de 2015 a 2020. Na área da Educação Inclusiva, historicamente, as políticas públicas vieram como marcos fundamentais em busca da garantia de direitos como acesso, permanência e qualidade no contexto educacional para as pessoas com deficiência, desde o provimento de serviços especializados até a proposta e efetividade de práticas educacionais e educativas na perspectiva inclusiva. Esse avanço está marcado nos capítulos que abordam os ajustes curriculares, acessibilidade e o uso de materiais didáticos e a ludicidade no contexto da educação básica. A sala de aula da educação básica se configurou como um vasto campo de práticas e estudos avaliativos que mapearam o desenvolvimento do conhecimento proposto pela área da educação especial na escola comum não só acolhendo, mas, principalmente, assumindo o seu caráter educativo."