Práticas Inclusivas:
antigas questões, novas possibilidades
Organizadores:
Kátia de Abreu Fonseca
Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Vinícius Iuri de Menezes
"Abordar a temática da inclusão sob a perspectiva histórica é marco fundamental para a construção de uma sociedade democraticamente mais justa e igualitária, edificada em uma luta coletiva e a apresentação de resultados efetivos. Esse percurso está representado no capítulo sobre a contextualização dos marcos legais e históricos para a inclusão e no capítulo que analisa a produção científica da área no período de 2015 a 2020. Na área da Educação Inclusiva, historicamente, as políticas públicas vieram como marcos fundamentais em busca da garantia de direitos como acesso, permanência e qualidade no contexto educacional para as pessoas com deficiência, desde o provimento de serviços especializados até a proposta e efetividade de práticas educacionais e educativas na perspectiva inclusiva. Esse avanço está marcado nos capítulos que abordam os ajustes curriculares, acessibilidade e o uso de materiais didáticos e a ludicidade no contexto da educação básica. A sala de aula da educação básica se configurou como um vasto campo de práticas e estudos avaliativos que mapearam o desenvolvimento do conhecimento proposto pela área da educação especial na escola comum não só acolhendo, mas, principalmente, assumindo o seu caráter educativo."