Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-5376-062-2

DOI: 10.36599/qped-ed1.168

ANO: 2022

CADERNO DIDÁTICO DE INTRODUÇÃO À PRÁXIS PEDAGÓGICA MEDIANTE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, TÉCNICO-OPERACIONAIS E ÉTICO- POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:

 

AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR

EDITE BATISTA DE ALBUQUERQUE

 

           

Este material tem como objetivo realizar a contextualização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, incutindo reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos na perspectiva da emancipação e da inclusão social. Destarte, ao longo destas páginas, traçaremos uma abordagem sistematizada com foco nos referenciais teóricos que deslindam perspectivas políticas e ideológicas dos diversos autores da área, por intermédio de reflexões críticas no tocante a este fazer pedagógico. Apontamos que os conteúdos elencados nesse Caderno Didático, não se esgotam nessa travessia, ao contrário traz instigações para pesquisas posteriores, visando ao aprimoramento da formação intelectual, política, pedagógica e profissional dos educandos da educação superior. Este Caderno Pedagógico foi construído com a pretensão de dialogar com a Disciplina de Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos, estando organizado em 5 tópicos de estudo, correspondendo a 40 horas-aula. Nesse prisma, para cada capítulo recomendamos a leitura de outros textos, buscando esmiuçar o presente estado da arte, despertando a curiosidade e o espírito investigativo dos estudantes. Sumariamente, a partir dos achados acadêmicos deste material de pesquisa, inferimos que a EJA, historicamente, sempre esteve inserida nas políticas de governo sem grandes êxitos, em virtude nos pífios investimentos nessas políticas públicas.