Formato: ebook/PDF
ISBN: 978-65-5376-142-1
DOI: 10.36599/qped-ed1.222

ANO: 2023

 

PROFESSORES NO AMAZONAS: MULTIFACETADOS EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Organizadores:

 

Katiúscia Cristhine Fonsêca Soares

Rodolpho Luiz Almeida Vieira

 

Este livro nada mais é que um pouco das nossas experiências em sala de aula e/ou atividades arroladas no meio educacional que foram o pontapé inicial para nossas pesquisas e estudos acadêmicos. Contempla várias temáticas, dentre elas a tecnológica, a de transtornos de aprendizagem, de leitura, pedagógicas, bullying em meio ao cenário escolar, mais especificamente no Estado do Amazonas, apresentando desdobramentos teóricos, bibliográficos, metodológicos, conceituais e de análise. Intitulado “Professores no Amazonas: multifacetados em suas práticas docentes”, apresenta como objetivo geral o de analisar como são vistas, encaradas e postas como sugestão de alavancamento do ensino e da aprendizagem envolvendo professores e alunos em diversos componentes curriculares no cotidiano das escolas públicas amazonenses. Para dar base, direcionamentos e servir como diálogos extremamente necessários, uma infinidade de personalidades, tais como pesquisadores, cientistas da área da educação, comunicação, tecnologia, ensino e práticas se fizeram alcançáveis, no entanto, destaca-se, por exemplo, Moran, Schaun, Freire Filho, Aguiar, Vieira, Aiello, Luck, Barbosa, Kishimoto, Boyes, Antunes, entre outros. A composição dos itens (capítulos), tratam-se de pesquisas com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, com o objetivo de analisar as diversas práticas como ferramentas pedagógicas no processo ensino aprendizagem, de crianças e adolescentes cursistas do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas estaduais do Amazonas.