REFLEXÕES E PRÁTICAS DA DODISCÊNCIA II

Organizadoras/es:

 

Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

Solange Todero Von Onçay

Diovane da Rosa Dill

Dionas Ávila Pompeu

 

Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém. Por isso é que, do ponto de vista gramatical, o verbo ensinar é um verbo transitivo relativo. Verbo que pede um objeto direto – alguma coisa – e um objeto indireto – a alguém. Do ponto de vista democrático em que me situo, mas também do ponto de vista da radicalidade metafísica em que me coloco e de que decorre minha compreensão do homem e da mulher como seres históricos e inacabados e sobre que se funda a minha inteligência do processo de conhecer, ensinar é algo mais que um verbo transitivo-relativo.

Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-5376-277-0

DOI: 10.36599/qped-978-65-5376-277-0

ANO: 2023