AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO

Autora:

DAYSE MARINHO MARTINS

 

O livro aborda um estudo sobre "as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís – MA, tendo como amostra intencional de pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Fundamentou-se no Materialismo Histórico-Dialético pelo conceito de ideologia, segundo Marx, de currículo conforme Sacristán e Goodson e tradição inventada por Hobsbawn e Ranger. A pesquisa enfocou a problematização do currículo a partir do ENEM na rede estadual de ensino do Maranhão, corroborando a percepção do currículo como campo de forças políticas, evidenciando as contradições que permeiam a oferta de Ensino Médio na dualidade estrutural da sociedade brasileira. O estudo evidenciou no CINTRA, repercussões da lógica do ENEM quanto à organização do currículo, revelando a necessidade de redefinir tal abordagem para além de ações focadas na preparação do aluno para o exame, fomentando a interdisciplinaridade e a problematização. Ainda, permitiu perceber o avanço do conservadorismo em relação ao ENEM e a necessária resistência dos educadores a medidas que possam desfigurar abordagens potenciais à construção de uma educação crítica".

Formato: ebook/PDF
ISBN978-65-89973-21-8

DOI: 10.36599/qped-ed1.087

ANO: 2021