FORMATO: ebook/PDF
ISBN
978-65-5376-124-7

DOI: 10.36599/qped-ed1.217

ANO: 2023

 

VIVÊNCIAS E DESAFIOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Organizadores:

 

Francione Charapa Alves

Tatiana Santos Andrade

 

A temática desta obra protagoniza uma perspectiva pedagógica transformadora, em que a reflexibilidade crítica dos(as) autores(as) foi mobilizada por vários(as) educadores(as), dentre eles(as), destacamos a doutora Francione Charapa Alves, que orientou e acompanhou a sistematização da obra, para que os(as) estudantes consolidassem suas pesquisas de forma colaborativa, fomentando o reconhecimento das suas licenciaturas. A relevância de cada um dos capítulos está na mediação paciente, na escrita colaborativa entre os(as) autores(as), na rigorosidade da pesquisa, na importância de cada registro. Tudo isso, além de caracterizar historicamente a implementação de um programa formativo, apresenta-nos a ampliação dos contextos educativos, que de acordo com as diferentes realidades de pesquisa, tais como as temáticas apresentadas em cada capítulo: Contribuições ce vivências na Iniciação à Docência em Meio à Pandemia da Covid-19, percepção de pais e estudantes, constituição da identidade docente, o papel do professor de ciências, o letramento científico, as metodologias ativas, a reorganização do trabalho docente, o ensino remoto, o estágio supervisionado, dentre outros.