TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA -
DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR
Autores:
Afonso Henrique Souza de Assis
Lucidalva Almeida dos Anjos
Gilmar da Silva Veloso
Luciano Araújo da Costa
Mirian Luzia de Lima Vaz
Rafael dos Santos
A temática abordada neste estudo está direcionada para analisar os impactos que as tecnologias educacionais podem influenciar no processo de aprendizagem. Trata-se de aprofundar e investigar variáveis que estão relacionadas ao tema, oferecendo novos olhares para que o professor possa atingir seus objetivos com sucesso durante a sua prática pedagógica. Todavia, cabe salientar que desenvolver pesquisas sobre o processo de aprendizagem é trilhar um caminho complexo, que está repleto de elementos que podem evidenciar as contribuições ou os prejuízos presentes no aprendizado. Ao inserir a tecnologia educacional nessa discussão o desafio é maior ainda, já que é imprescindível fundamentar em autores de referência sobre o tema e ao mesmo tempo buscar novas abordagens para acompanhar a constante evolução na cultura digital. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do uso de tecnologias integradas à sala de aula no processo de aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, objetiva-se também descrever sobre os novos papéis no contexto escolar, assim como apontar os benefícios das tecnologias educacionais, repensando a prática pedagógica e produzindo novos olhares sobre a aprendizagem.